as abelhas estão sumindo (e outras coisas também)

antes de mais nada, quero agradecer a todos os comentários no meu primeiro post, vocês são demais e só me motivaram a continuar, então obrigadinha <3
hoje eu vou falar um pouco sobre algumas coisas meio abstratas além das abelhas, espero que não fique confuso demais, meu objetivo é só fazer uma conexão entre esse fenômeno e a minha própria vida pessoal, e de quebra fazer uma divulgaçãozinha científica que não faz mal pra >>ninguém<< não é mesmo??
muito bem, então, sim, as abelhas estão sumindo. não sumindo tipo PUFT cadê a abelha que tava aqui??? mas no sentido de que populações enormes tem simplesmente deixado de existir ano após ano. mas antes acho que seria interessante explicar de uma forma bem breve a importância delas, e o porquê desse desaparecimento ser um problema enorme para todos nós.
as abelhas são da ordem das hymenopteras (insetos com cinturinha hehe) tendo assim um grau de parentesco muito, muito próximo com formigas e vespas. elas existem em muitos formatos diferentes, contrariando aquela ideia que a gente faz de seres amarelinhos com listrinhas pretas (obrigada, bee movie), existe, inclusive, várias espécies que não possuem ferrão.
sobre a polinização: pode acontecer de diversas formas, uma delas é a entomofilia, que é quando esse processo é feito através de insetos, podendo ser vespas, moscas, borboletas e as nossas queridas abelhas, que são conhecidas justamente por serem os principais contribuintes da polinização. (entenda mais obre polinização aqui)
mas então, elas estão sumindo de fato?

sim. em 2006 surgiu até um termo para denominar esse evento, chamado hoje de distúrbio do colapso das colônias. como eu já disse brevemente, esse fenômeno consiste simplesmente na redução em massa de colônias de abelhas polinizadoras. as causas não são muito claras, nenhum cientista pode dizer com certeza o que tem causado isso. mas fatores como fome, por exemplo, não são muito considerados, já que as abelhas não são encontradas mortas perto da colmeia, ou de lugar algum junto com as outras operárias. hoje em dia acredita-se que a principal causa seja o uso desenfreado de pesticidas nos agrotóxicos usados na agricultura.
os casos de desaparecimento das abelhas são muito mais fortes e presentes nos EUA e na Europa, mas o Brasil também tem sofrido com isso. nós somos um dos maiores exportadores de mel que existem, no nordeste há uma concentração enorme de apicultores, mas desde 2012 o abandono de colmeias caiu de uma forma absurda, chegando a reduzir a produção de mel em até 60% (só no nordeste). 
e o problema não é só a falta de mel, as abelhas são responsáveis por diversos alimentos (alguns chegam a depender até 100% da polinização proveniente delas), e plantas no geral também - dentre as quase 310 mil espécies de plantas conhecidas atualmente, 87% delas dependem, em algum grau, de polinizadores animais. maçã, castanha, melão, tomate, kiwi e amêndoas são só alguns exemplos.
caso queira se aprofundar nessse assunto, deixarei alguns links no final do post :)
em toda a minha história com a bio, sempre achei que gostasse mais de plantas ou de biologia marinha, mas recentemente tenho me interessado bastante por insetos. eles são tão complexos e completos tanto no singular quanto no plural. e eu acho que nós temos muito em comum com eles. err, calma, não biologicamente. 
as abelhas, que desempenham uma função de extrema importância pra natureza e pra vida humana, precisaram começar a sumir em massa para que humanos começassem a se preocupar com o seu bem-estar. me pergunto quantas outras abelhas não sumiram antes disso sem que afetasse as mídias humanas. me pergunto quantas pessoas cessam de existir todos os dias sem afetas as mídias de lugar algum. por que nossa atenção e importância tem que ser voltada sempre pro plural? por que eu tenho que estar inserida na sociedade antes mesmo se estar inserida e ciente de mim mesma? 
algumas coisas nao têm mais feito o menor sentido pra mim, e eu realmente acredito que as abelhas que desapareceram levaram com elas grande parte das minhas certezas, porque essas simplesmente sumiram também.
estou entrando num processo de auto-conhecimento (é assim que chamam?), e um trecho de uma música que Yoñlu que eu gosto muito nunca se aplicou tão bem ao que sinto agora. ele diz:
"menor que um grão de sal no mar é tudo o que eu pra sempre serei"
e eu enxergo isso de uma forma muito bonita. lembro que eu costumava desejar e ansiar com toda a minha alma que um dia eu fosse importante e reconhecida por todos os seres humanos vivos na Terra. hoje eu sei que seria a garota mais feliz do mundo se pelo menos eu mesma conseguisse me reconhecer.
eu não me sinto triste nem nada disso, sei que tudo é só uma fase, e que assim como todas as outras é só questão de tempo até passar. mas isso não anula o fato de que é isso o que eu estou vivendo agora, e todas essas questões e dúvidas tem um peso enorme pra mim no momento e é bem difícil. às vezes dói deitar na cama e encarar o teto pensando no tanto de coisa que eu não posso ser, só esperando pra que um dia eu possa me levantar, abrir a janela e ver todas as abelhas que sumiram voltarem pras suas colméias. e as minhas certezas pra mim.

links úteis:

16 comentários:

  1. De pensar que eu estava achando minha vida difícil demais...
    Deus me livre ser uma abelha.
    Obrigada por me contar tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou aquele tipo de pessoa que quando vê uma abelha sai correndo longe dela, por medo dela me picar. Mas esse post me fez ter uma visão um pouco diferente delas, e achei bem interessante.
    É realmente triste que elas estejam sumindo, acho que todas as pessoas tinham que se conscientizar sobre isso. As abelhinhas importam muito - Mas que bom que você fez esse post, pois posts assim de alguma forma muda o mundo.
    Tenho sentido da mesma forma que você nesses últimos tempos. E esse final de post ficou bem bonito ♡
    https://noitecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo apoio, Geórgia, também acho que mais gente devia ter consciência disso, uma coisa é correr de abelhas por medo de ser picada e inchar que nem um balão (meu caso rs), outra é matar todas as que vê :/

      Excluir
  3. Essa sua postagem sobre abelhitas me fez lembrar de uma viagem que fiz para um local repleto de abelhas e uma menininha usada pelo diabo "matou" uma e quando viu - pensou - que ela estava morta começou a colocar o dedo na pobre abelha e do nada ela "ressuscitou" e picou ela - kkkkkk - quando lembro da cara dela gritando que a abelha havia picado seu dedo eu me acabo de rir hahaha
    Acho as abelhas lindas e pretendo tatuar uma ainda esse ano, é uma pena que essas coisas venham acontecendo com elas </3

    www.memorizeis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKK meu deus, faltou incluir no post que certas abelhas são imortais! mostra pra gente quando tatuar, aposto que vai ficar lindo <3

      Excluir
  4. as vezes eu penso um pouco sobre as abelhas, e imagino que se elas realmente sumissem seria bem como em bee movie. o que é bem preocupante, ainda mais porque foi preciso que uma boa parte delas sumissem para começarem a notar que alguma coisa estava errada. também pensava em como seria ótimo ser reconhecida por algo, mas é bem mais importante que primeiro eu saiba quem sou eu. o que é difícil. adorei saber mais sobre as abelinhas, e fiquei ainda mais preocupada com elas. espero que elas fiquem bem, e tu também ❤

    uma dúvida, essas colagens são autorais? essas são muito bonitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, eu fico bem meeeh quando penso que muitos outros animais que desempenham alguma função importante pra nossa sobrevivência enquanto humanos pode estar por aí sumindo aos poucos, e nós só vamos nos dar conta quando chegar a um estado alarmante aaaaaaaaa
      você é muito fofinha, obrigada pelas palavras mademoiselle <3
      e sim, sou eu quem faço as colagens, obrigadinha <33

      Excluir
  5. Oi bia eu amei muito seu texto, você vai seguir para a área de entomologia, sera? Porque eu particularmente acho muito interessante. Adorei saber mais sobre a abelhas e amei sua forma de encarar seus pensamentos e etc é tão bonito na verdade, não sei explicar, mas amei o que escreveu. obrigada por isso viu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meoooo, eu não sei ainda, mas tô considerando muito a ideia........ gosto muito de vírus e de plantas sabe............. eu que agradeço, esteph, ouvir esse tipo de coisa é motivador demais, ainda mais quando vem de você, uma ANJINHA <333

      Excluir
  6. Grato estou de poder ler mais uma de suas postagens! Quando lembro de abelhas me vejo correndo com medo delas me picarem,porém são tão lindinhas que quando vejo alguém matando dói no coração. Imagine se um animalzinho desse some do nosso planeta,o que seria de nós sem as abelhas? Aqui em casa tinha pólen no quintal de casa,vinha muitas abelhas mas nenhuma se aproximava para atacar,sinto saudades ♡

    Deixa eu te perguntar,já te conhecia em seu antigo blog? Parece que me lembro de você,não sei de onde mas já te vi nessas páginas,haha.

    uma figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, lucas, tenho que ser sincera e dizer que dó meu coração quando eu vejo alguém matando qualquer animalzinho asfghakhjdkas mas eu fico BRAVA também, então o único inocente aqui é o animal mesmo.
      ahhh eu acho que não nos conhecemos não, eu não costumava conversar com ninguém no meu blog antigo (nem tinha leitores na verdade rs)

      Excluir
  7. é muito doido que, realmente, a gente só se importa com as consequências depois que a massa se torna grande demais pra gente entender. eu tenho lido alguns artigos sobre essa causa das abelhas (e vou logo entrar nos sites que tu recomendou) mas eu nunca pensei nessa questão pessoal que você associou com elas.
    eu amei muito esse texto <3

    beijos,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui tão feliz por ter encontrado um blog, meu deus do céu. Bia, você não pode ser uma humana qualquer. Eu nunca gostei muito de ciências da natureza (biologia então, a única coisa que realmente amei estudar foi DNA) e você conseguiu me fazer passar uns dez minutos sem piscar lendo sobre abelhas! Não sei se isso é um elogio pra você, mas sua escrita é super didática e explicativa. Agora, sobre as abelhas: eu não tinha ideia de que isso estava acontecendo, nem de que elas são tão importantes assim pra natureza. Adorei saber mais sobre o assunto (abelhas sem ferrão ou listras??? eu nunca saberia da existência delas se não fosse por esse texto), e acho que sua analogia faz muito sentido. A sociedade (e me inclui nela, infelizmente) é muito egoísta; muitas vezes ignoramos coisas pequenas até que elas se tornam calamidades grandes demais para empurrar com a barriga. Enfim, espero que você consiga se sentir melhor, e que as abelhas sobrevivam a essa fase <3

    P.S.: li na outra postagem que você faz EM integrado com técnico em informática - programação. eu também <3

    bouleverser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester, esse seu cimentcome fez o meu dia, de verdade. obrigada pelas palavras, sério, aaahhh <33 fico muito feliz que tenha feito você se interessar um pouquinhozinho pelo menos por esse ramo que eu amo tanto, é justamente essa minha intenção aqui hahaha, e olha que coincidência: o próximo post mais científico vai ser sobre DNA (SPOILER: vou fazer um paralelo sobre duplicação e refração, destruição e criação e algumas outras coisinhas hehe)
      e que demais que você também faz info, vamos virar amigassss!!

      Excluir